terça-feira, 12 de abril de 2011

Pescaria - Ponte Pedro Ivo Campos

Olá pessoal!
Na última quinta-feira, dia 07/04/2011, mais uma vez por não ter muito tempo de sobra, eu e o Ivano fomos pescar/descontrair embaixo da ponte Pedro Ivo Campos, que liga o continente à Ilha de Santa Catarina.
Preparamos tudo na hora do almoço, compramos a isca, a cerveja e o gelo, colocamos tudo dentro da caixa de isopor e voltamos ao trabalho. 18hs bateu no relógio e saímos para ir pescar na Beira Mar de Florianópolis, como o vento nordeste estava forte, preferimos ir embaixo da ponte. Lembro que não é na passarela, mas sim ao lado do prédio da Moto escola que fica quase embaixo da ponte.
Durante a ida, na fila da Beira Mar, registrei essa foto...

Ao chegar...

Como colocamos a cerveja na caixa ao meio dia, antes mesmo de arrumar as linhas já degustamos a primeira lata. Ahhh!!! Agora sim, linhas pra água.
Não demorou muito e a vara já balançou, fui conferir e era uma Cocoroca (Roncador) pequena, soltei-a para crescer...

Um tempo depois, o Ivano puxa a linha e confira o que o cidadão pescou... um siri-azul, que também voltou para água.

Resolvi jogar outra linha pra água e ao invés de armar outro molinete, joguei uma linha de mão próxima a um pilar da ponte, mas não tão próxima, senão corre o risco de enroscar. Amarrei a linha no carro e deixei... um tempo depois fui conferir e havia um Cangoa ou Canguá fisgado, esse peixe é da família da Pescada / Pescadinha e é muito saboroso. Um pouco depois, pesquei dois de uma vez só, soltamos o menor.

Mudamos as posições dos molinetes, para ficar mais próximo dos pilares e logo o Ivano pescou uma bonita Papaterra ou Betara como é conhecida no Rio Grande do Sul.

Bom, ficamos pescando até aproximadamente 21:30hs e abaixo segue o resultado da pescaria com a Papaterra, Caguás, Corvina pequena e um peixe que não sei o nome, parece escrivão, mas não é. 

Obs:  em uma próxima postagem explico como pescar com linha de mão.
Obrigado pela visita e até a próxima.

31 comentários:

  1. Esse peixe que você não sabe o nome ao que parece na foto é um Marimbá (Diplodus argentus argentus) bem comum aqui no litoral de Santa Catarina, não da pra ver mas se tiver os dentes salientes é um Marimbá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe amigo pescador mas não é MARIMBA, esse peixe não possui dente esse é da carapeva muito conhecido na lagoa da conceição é uma CARATINGA.

      Abraços.

      Excluir
    2. Olá amigo, Caratinga não conhecia! Depois desta publicação, conheci o peixe como sendo Carapeva. Mas acredito que seja tudo da mesma família.
      Abraços.
      At. Pesca Litoral.

      Excluir
    3. Esse peixe é o carapicu!

      Excluir
  2. Cristiano, obrigado pelo comentário.
    Não é Marimbá, pois não tem os dentes saliente. Nesse peixe, se puxar a boca, faz um bico igual ao do Escrivão, só que é maior. Pelo formato, imagino que sejam da mesma família.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. marimbau, só é encontrado em costões, nas espumas.
    esse peixe aí é um bico-doce (carapicú). barra da lagoa é o pico certo para a captura de carapicus,
    proximo dos faróis

    ResponderExcluir
  4. melhor isca para pesca sob a ponte são,bicha do casulo, carangueijo, camarão vivo. use e confira o
    resultado

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos comentários amigo pescador.
    Com certeza as iscas que você citou são ótimas, acrescento a tatuíra.
    No entanto, o custo pelo camarão vivo é alto, já para as outras iscas a captura é uma pouco mais complicada, vou explicar para aqueles que ainda não sabem...
    Caranguejo: pode ser pego em manguezais, como próximo do aeroporto.
    Bicha do casulo: sei que tem aqui na praia em Barreiros-SJ, mas é preciso ir cedo com a maré bem baixa;
    Tatuíra: encontrada na areia das praias, mais comum nas praias do sul da ilha como na do Campeche.
    Abraço.
    Pesca Litoral

    ResponderExcluir
  6. Sou gaúcho mas morei em Florianópolis dos 6 aos 18 anos, e sempre conheci o papa-terra como papa-terra mesmo, nem sabia o que era betara...

    ResponderExcluir
  7. Aquele peixe mais nranco é carapeva.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos!
    Isso mesmo, Carapeva é o nome.
    Obrigado pelos comentários pessoal.
    Abraços e continuem acompanhando o blog

    ResponderExcluir
  9. temos uma turma q custa pescar na passarela da ponte e tem dia que chegamos ate a fazer churrasco, muito massa>

    ResponderExcluir
  10. Opa!
    Mais frequentadores da passarela, bom saber. Quem sabe qualquer hora marcamos um churras então.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. boa noite!
    Comecei a pescar ha uns 3 meses, sob influencua do meu sogro e agora viciei, quero ir pescar o tempo inteiro!
    iahuiauh
    Alguem pode me dizer quais sao os melhores lugares para pescar aqui em floripa, me interesso muito pelo robalo!
    Moro em coqueiros, no continente e ja me falaram que aqui é um bom ponto pra robalo, mas nao acreditei muito, pela agua ser poluida e tal...alguem sabe me dizer certinho?
    valeu galera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme,
      Primeiramente, obrigado pelo seu comentário e seja bem vindo a pesca!
      Aqui na grande Floripa, existem vários pontos bons para se pescar, porém alguns dependem de tempo e vontade para chegar até o pesqueiro. Quanto aos Robalos, normalmente estão próximo aos costões, no entanto já ouvi/li relatos de capturas na praia. Seguem alguns: Costões das praias do Matadeiro, Barra da lagoa, Joaquina, Pântano do Sul, Palmas entre outras.
      Já pesquei em Coqueiros, com linha de fundo fisguei algumas Cocorocas. Quando for pescar nesta região avise-me e se for possível irei junto.
      Abraços.

      Excluir
    2. Opa, valeu pela resposta, agora ja sei onde ir!
      Outra coisa, hoje comprei uma vara albatroz espada 3302 de 3,3metros...o cara da loja me disse que era uma boa vara, tu sabe me dizer alguma a respeito dela?
      e quanto a pescaria aqui em coqueiros, como moro bem perto da praia, e tem um trapiche aqui pertinho, eu e meu irmao vamos la geralmente sabado...se quiser podemos ir juntos sim!
      abraço

      Excluir
    3. Fala Guilherme,
      Não conheço essa vara não, mas pelo que olhei na internet parece uma vara firme e forte, e quanto ao tamanho é boa para arremessar aqui na costa.
      Claro, vamos marcar uma pescaria qualquer hora.
      Abraços.
      Tiago

      Excluir
    4. Guilherme, me envie um e-mail para marcarmos a pescaria, pois em Coqueiros existem várias praias e não me recordo em qual existe o trapiche.
      Abraços
      Pesca Litoral

      Excluir
    5. guilherme

      pesco toda que vez que posso, já pesquei em coqueiros, peguei um robalinho, mas tava na epoca ruim, já no inverno, no verão promete essa região.

      se quiseres marcar algum dia me mande um e-mail
      edulregis@hotmail.com

      boa pesca a todos

      Excluir
  12. Olá Eduardo. Obrigado pelo comentário. Vamos marcar um pescaria todos juntos em Coqueiros, quero conhecer os locais de pesca.
    Abraços.
    Tiago

    ResponderExcluir
  13. Ola amigos pescadores , eu so filho de pescador mas sempre pesquei com meu pai com redes e tarrafa, mas me interresso muito em pesca com caniço e linha, fiz uma brincadeira na beira-mar procimo ao bombeiro , mas não fui feliz , morderam a isca mas nao fisgava nenhum peixe , como falei acima nao tenho conhecimento em isca e essas coisas , queria saber , se o melhor é artificial , na verdade gostaria de aprender mais sobre a pesca de espada e sua epoca .e se for pescar me convida. geysonfelix@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felix. Sou pescador de espada "viciado" posso dizer assim. Já pesco este peixe a alguns anos e é meu favorito. Podemos trocar algumas figuras sobre esta e outras pescas. Meu e-mail é crishvs@hotmail.com . vamos trocando informações e qq hora marcamos uma pescaria de peixe espada.

      abraço.

      Excluir
    2. Olá felix. Sou pescador de espada a quase dois anos e é uma pescaria gostosa de fazer, por ser um peixe brigador e não tão dificil de pescar. Se quiser trocar algumas figuras sobre esta pescaria é só falar.
      meu e-mail é crishvs@hotmail.com
      abraço

      Excluir
    3. Olá Cris!
      Até onde conheço estamos na época de Espadas, certo?
      Podemos marcar qualquer alguma pescaria.
      Abraços

      Excluir
  14. ola amigos , estou começando a gostar de pescaria, vi alguns videos de pesca na ponte colombo sales matando burriquete , pesuei algumas vezes no costao dos inglesses so q muito longe , e matei uns la , mas me interesso mesmo por espada , mas nunca pesquei e nem sei como pesca , e queria umas dicas da epoca certa , isca e local . e se for pescar me convida jejejheheh geysonfelix@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felix, obrigado pelos comentários.
      Beira Mar ou nas Pontes do centro da Capital, sempre saí algum peixe usando como isca "camarão" e "sardinha", também tem a "minhoca da praia" é boa mas é cara e a "bicha do casulo" é ótima, mas é difícil de conseguir.
      Quanto a pesca de espada, não me recordo ao certo da época, mas vou conversar com amigos e te informo. Quanto a isca, bom, ela gosta de qualquer coisa que seja branco ou prateado, tipo pedaço de pano. Mas o mais comum é isca artificial (prateada) ou até mesmo sardinha.
      Abraços e vamos marcar uma pescaria.
      Pesca Litoral.

      Excluir
    2. Sobre as iscas realmente a "bicha do casulo" é uma ótima isca, no meu ver até agora é a melhor. Se alguém tiver interesse como conseguir, me passem um e-mail que lhes informo.
      crishvs@hotmail.com

      Excluir
  15. Alguem sabe um lugar bom em florianopolis para pegar siri?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário.
      Onde se pega Siri é uma boa pergunta. Já peguei uns no anzol embaixo da ponte, pura sorte. O único lugar que vi um pessoal com jereré (armação com rede para pescar siri) foi na beira mar de São José.
      Se encontrar algum local compartilhe com o pessoal.
      Obrigado.
      Pesca Litoral.

      Excluir
    2. Amigo, além desta postagem exite esta outra onde ferrei siri na ponte hercílio Luz.

      http://www.pescalitoral.com.br/2012/05/pescaria-ponte-hercilio-luz.html?showComment=1358808837810#c3485078033312770192

      Abraços.
      Pesca Litoral

      Excluir
    3. No rio Ratones, entre jurerê e a vargem pequena pela sc 401, excelente lugar para pegar siri

      Excluir