quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pescaria - Praia das Cordas

Olá pessoal!
No último sábado, dia 09/04/2011, eu, Zezo (meu pai), Gilson, Denis, Filho do Denis e um colega dele, fomos pescar no costão da Praia das Cordas – Armação da Piedade - Gov. Celso Ramos.
A água estava muito limpa e adivinhem, não levei o equipamento de mergulho pois estava com dor nas costas, mas tudo bem o importante é estar lá, no meio a natureza, ouvindo o barulho das ondas batendo nas pedras... mas que eu queria meus equipamentos de mergulho, isso eu queria.
Abaixo algumas fotos registradas durante a trilha até se chegar até o pesqueiro...

Uma parada na sombra pra descansar...

Na foto abaixo estão o filho do Denis e seu colega, lá no fundo, é a praia da Cachoeira do Bom Jesus à esquerda e Jurere à direta.



Eu com um Marimbau na mão... esqueci o boné, por isso improvisei uma proteção com uma camiseta...

 Meu pai com as garoupas que ele pescou...

Retornando pela trilha com uma linda vista...

Nesta pescaria, pesquei alguns Marimbaus e Garoupas pequenas que soltei, já meu pai teve a sorte de pescar duas Garoupas bonitas... Abaixo segue o resultado da pescaria com as Garoupas, Marimbaus e um peixe Sabonete, ele tem esse nome pelo fato de escorregar muito.

Coloquei a mão para servir como referência de tamanho...

Esses peixes resultaram numa boa peixada no domingo...
Obrigado pela visita e até a próxima.

Na foto abaixo, da esquerda para direita, Gilson, Zezo e Denis...

7 comentários:

  1. Opa! Nem me falasse nada que estivesse lá pow... Altos pico neh?
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Cara muito legal teu blog, mas queria te dar uma dica pra ti dar uma procurada na lista dos peixes ameaçados em extinção, as garoupas do teu pai são um exemplo de peixes ameaçados, aqui na Univali de Itajai tem até projeto para preservação da dos Serranideos que entra a Garoupa nessa família, entra pro clube do pesque e solte pelo menos esses peixes ameaçados é interessante guardarmos apenas as fotos de troféu até porque quem não gosta de uma boa briga com uma garoupa. pra ti ter uma base ela leva dez anos pra atingir a maturidade sexual por isso a demora pra se reproduzir. abraço e boas pescas

    ResponderExcluir
  3. Cristiano,
    Primeiramente, agradeço pelo comentário. Acrescento que comentários como o seu são os que engrandecem os blogs da Internet, disseminando a informação.
    A ideia de postar a lista de peixes ameaçados é muito interessante, fiz algumas pesquisas e o que encontrei é muito antigo, de 2003, você teria algum link mais atual?
    Já prático o pesque e solte parcialmente, com Garoupas e outros peixes pequenos (mesmo não estando na lista de extinção) e com certeza a briga com Garoupas é muito boa.
    Por fim, gostaria de saber se é possível conhecer o projeto aí na Univali, dessa forma saberei o que fazer em determinados momentos das pescarias para proteger as espécies.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Pesca Litoral,
    achei interessante seu blog, e por consultas a internet encontrei este. sou acadêmico de Oceanografia da Univali, e venho por meio deste responder a sua questão, referente a lista de espécies ameaçadas datada de 26 de abril e ainda sem resposta. primeiramente a atualização da lista das espécies ameaçadas em extinção está sendo elaborada novamente, só que agora sob supervião do ICMBio (instituto chico mendes-MMA), alista de 2003 é a mais atual ainda..... com relação á pesca das espécies ameaçadas aqui pro estado de SC e que são vulneráveis à petrechos de "linha de mão", acho que só garoupas, raias e afins são sp. com maior vulnerabilidade a serem capturadas e estarem listadas...... com relação ao programa ambiental em parceria com a instituição Univali seria o projeto: http://www.floripesca.tur.br/index.php/ecologia/39-ecologia/81-projetos-meros-do-brasil?tmpl=component&print=1&page= ..... Meros do Brasil,, mas cai entre nós eles dão enfase ao Epinephelus itajara ("dócil" Mero),, e não muito a E. marginatus (nota de $100 "azulzinha"), tradicionalmente capturada com charutos e siris no anzol nos costões catarinenses,, apesar das "garopetas" das fotos serem abundantes e "deliciosas",, acho que vale a pena uma conscientizção dos pescadores de costões com preocupação a gerações futuras...
    espero ter ajudado..

    ResponderExcluir
  5. André, desculpa a demora em responder.
    Primeiramente, agradeço por responder minhs questão sobre a lista atual de peixes em extinção e também pelas informações sobre o projeto a qual citou.
    Quanto as Garopetas, com certeza são muito saborosas! Como já citado, precisamos cuidar hoje para ter o que pescar amanhã.
    Continue acompanhando o blog, sempre que possível estarei atualizando-o.
    Abraços.
    Tiago.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom post amigo, mesmo eu estando vendo ele após 5 anos hehehe.
    É possível passar a localização de onde inicia a trilha? é muito longa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, a trilha inicia no canto direito da praia, início das pedras. Abraços.

      Excluir