terça-feira, 10 de janeiro de 2012

No litoral de Santa Catarina, águas variam entre verde, azul, marrom e até cinza

Fenômeno impressiona moradores e turistas

Foto do clicrbs
Mar e lagoa estão entre os maiores atrativos de Santa Catarina no verão. Águas que variam entre verde, azul, marrom e até cinza fazem a satisfação de moradores e visitantes do Estado. Por trás de cores, que muitas vezes os olhos custam a acreditar, estão vários elementos naturais. Mas afinal, o que determina estas colorações que costumam vir em ondas?

Especialistas destacam que a combinação de inúmeros fatores influencia nos tons finais e é responsável justamente pela singularidade dos balneários. O oceanógrafo da Universidade Federal de SC (UFSC) Afonso Bainy explica que a cor é caracterizada pela composição e espessura dos grãos de areia, pelas formações geológicas, pelas correntes marítimas com diferentes tipos de microalgas e, inclusive, pela profundidade da água. A poluição por esgotos também pode dar um indesejável aspecto escuro. Com a influência do vento, a mudança de cor pode ocorrer até de um dia para o outro.

Pelo recorte das praias, que protegem as regiões em relação a ondas e ventanias, e pela composição dos sedimentos, o oceanógrafo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Florianópolis Sílvio de Souza Júnior aponta que Santa Catarina concentra alguns dos melhores pontos de mergulho do país. Essa característica tende a se perder da porção sul do Estado, a partir de Laguna, até o Rio Grande do Sul. De acordo com o professor, a coloração mais escura da região se deve à maior concentração de argila na areia e à maior influência da corrente marítima que vem das Malvinas.

Vale enumerar, então, algumas referências de praias em Santa Catarina, com tons mais claros ou mesmo mais escuros, mas sem esquecer que o caráter dessas águas é passageiro. Se o filósofo grego Heráclito disse que ninguém se banha duas vezes no mesmo rio, especialistas comprovam que é igualmente impossível tomar banho mais de uma vez no mesmo mar.


Para conferir a matéria completa, clique aqui.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/praias-sc/19,859,3624341,No-litoral-de-Santa-Catarina-aguas-variam-entre-verde-azul-marrom-e-ate-cinza.html

Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário