sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Oito orcas são avistadas no litoral de Santa Catarina próximo a Bombinhas e Florianópolis

Operadoras de mergulho que faziam o passeio no Norte de Florianópolis avistaram exemplares do golfinho

Foto: Vanuza Borges / Patadacobra Escola
Pelo menos oito orcas foram avistadas no litoral de Santa Catarina nesta semana entre o litoral de Bombinhas, Norte de Florianópolis e a Ilha do Arvoredo. Os animais, conhecidos popularmente no cinema como "baleias-assassinas", são na verdade da família dos golfinhos e surpreenderam os mergulhadores ao aparecer em uma região de águas quentes.

Confira a matéria completa e fotos aqui.

Sobre as Orcas
Ocorrência: Ocorre em todo o mundo, da linha do Equador às calotas polares.
Peso e comprimento: Fêmeas pesam até sete toneladas. Os machos chegam aos 10 mil quilos quando adultos. Medem entre 8,5 metros e 10 metros.
Características: Costuma viver em cardumes de 3 a 25 animais. Alimenta-se de aves e outros peixes, inclusive baleias, condição que contribui para o estereótipo da espécie no mundo.
Reprodução: gestação de 12 a 16 meses. Filhotes costumam nascer entre outubro e março.

Curiosidade: Costuma viver em grupos sociais estáveis, ao contrário de outras espécies. Filhotes e adultas permanecem unidas por praticamente toda a vida. No caso das baleias-franca, por exemplo, mãe e filhotes ficam juntos por no máximo um ano.
Fonte: Bióloga Karina Groch

Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2012/02/oito-orcas-sao-avistadas-no-litoral-de-santa-catarina-proximo-a-bombinhas-e-florianopolis-3658736.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário