sábado, 3 de março de 2012

Ponte Hercílio Luz – Parte I

Olá Pessoal.

Hoje, 03/03/2012, completa um ano deste blog. Com grande orgulho agradeço a participação de todos com suas visitas, sugestões e críticas. Para comemorar esta data resolvi contar um pouco da história da Ponte Hercílio Luz, onde nela muitos de nós já posamos para no mínimo uma foto, além disso, também pesco próximo a seus pilares.

Como o texto que pesquisei é longo, resolvi dividir em três partes, sendo elas:
Parte I - Histórico por Datas;  Projeto, Construção e Inauguração;
Parte II - Dimensões; Características; Importância na época;
Parte III - Interdições; Tombamento; e Curiosidades.

A cada postagem vou disponibilizar algumas fotos encontradas nas fontes, na internet ou que eu mesmo tenha registrado.

Obrigado pela visita e espero que gostem! 

Histórico por Datas

Legenda:
1922 - Início das Obras de construção
1926 a 1982 - Ponte aberta ao Tráfego Total
1982 a 1988 - Período em que a ponte ficou aberta somente para pe­des­tres, bi­ci­cletas, mo­to­ci­cletas e veí­culos de tração animal.
1988 a 1991 - Período em que a ponte ficou aberta ao Tráfego Total
1991 - data atual - Interdição total do tráfego

Projeto, Construção e Inauguração
Eng.º Civil Hercílio Pedro da Luz

A Ponte Her­cílio Luz foi cons­truída na dé­cada de 1920 - entre no­vembro de 1922 e maio de 1926 - pelas firmas as­so­ci­adas Byington & Sunds­trom. Foi pro­je­tada pelo Eng.º David Bar­nard Steinman, das firmas as­so­ci­adas Ro­binson & Steinman, U.S.A. Con­sul­ting En­gi­neers, tendo sido con­cluída e inau­gu­rada em 13 de maio de 1926, uma quinta-feira chu­vosa, no go­verno de Antônio Vi­cente Bulcão Vi­anna.

A re­a­li­zação desse sonho deu-se, prin­ci­pal­mente, graças à ini­ci­a­tiva em­pre­en­de­dora do Vice-Go­ver­nador, no exer­cício do cargo de Go­ver­nador do Es­tado de Santa Ca­ta­rina - En­ge­nheiroCivil Her­cílio Pedro da Luz, que au­to­rizou o Es­tado a con­trair o em­prés­timo para a cons­trução da Ponte, que ele ima­gi­nara de­no­minar Ponte da In­de­pen­dência.

Em me­ados de 1924, a saúde de Her­cílio Luz es­tava pro­fun­da­mente aba­lada, com di­ag­nós­ticos de câncer de estô­mago, já de­sen­ga­nado pelos mé­dicos. Em 08 de ou­tubro de 1924, Her­cílio Luz inau­gurou então sim­bo­li­ca­mente a Ponte, atra­ves­sando uma pas­sa­rela pênsil de 18 me­tros de com­pri­mento, cons­truída em mi­ni­a­tura, com es­cala 50 vezes menor que a ori­ginal, junto ao tra­piche de Flo­ri­a­nó­polis, pois se sabia que di­fi­cil­mente es­taria vivo para inau­gurar a Ponte que ide­a­li­zara.

In­fe­liz­mente, doze dias após a inau­gu­ração sim­bó­lica, Her­cílio Luz fa­leceu em 20 de ou­tubro de 1924 e não pôde ver essa grande obra con­cluída. A bem da jus­tiça, a Ponte levou seu nome e passou a ser cha­mada de Ponte Her­cílio Luz.

Blog
Deinfra

Deinfra

Blog
Blog

Blog

Deinfra

Deinfra

Deinfra

Deinfra

Deinfra

Blog

Deinfra
Fontes:
Deinfra: http://www.deinfra.sc.gov.br/jsp/informacoes_sociedade/ponte_HercilioLuz.jsp
Blog: http://construcaopontehercilioluz.blogspot.com/2011/07/construcao-da-ponte-hercilio-luz-em.html#comment-form

3 comentários:

  1. bonitas fotos antigas.
    Non todo vai ser pesca, jeje!

    saudos dende "Lubinas Para_normales.."

    ResponderExcluir
  2. Legal o post, não sabia que era a única do mundo nesse estilo. Além da beleza já me renderam belos peixes.

    ResponderExcluir
  3. Tinha muitas pontes nesse mesmo estilo nos Estados Unidos, mas além da Silver Bridge (aquela que desabou na década de 60) e de outra que foi desmontada preventivamente, as poucas remanescentes estão sendo implodidas. Tem vídeos de uma que parece basicamente uma miniatura da Hercílio Luz sendo implodida.

    ResponderExcluir