segunda-feira, 5 de março de 2012

Ponte Hercílio Luz – Parte II

Olá Pessoal.

Esta é a segunda parte sobre a história da Ponte Hercílio Luz.

Para ver os outras postagens sobre a ponte, clique abaixo:

Parte I - Histórico por Datas; Projeto, Construção e Inauguração;
Parte II - Dimensões; Características; Importância na época;
Parte III - Interdições; Tombamento; e Curiosidades.

Obrigado pela visita e até a próxima.

Dimensões

A Ponte Her­cílio Luz tem ex­tensão total de 821,005 me­tros, sendo for­mada pelos vi­a­dutos de acesso do Con­ti­nente, com 222,504 me­tros, da ilha, com 259,080 me­tros, e pelo vão cen­tral pênsil com ex­tensão de 339,471 me­tros, com­posta por 28 vãos no total, 2 torres prin­ci­pais e 12 torres se­cun­dá­rias. A al­tura das torres prin­ci­pais é de 74,210 me­tros. A al­tura do vão pênsil em re­lação ao nível de maré média é de 30,86 me­tros.A carga total nas ca­deias de barras de olhal é de 4.000 to­ne­ladas-força.
Deinfra



Características
Além de ser uma ponte em es­tru­tura me­tá­lica pênsil (existem muito poucas no Brasil), tem como ca­rac­te­rís­tica mar­cante a sua sus­pensão for­mada por cor­rentes de barras de olhal, em aço, ar­ti­cu­ladas por pinos também de aço, sendo atu­al­mente a única no mundo com partes das barras com­pondo a corda su­pe­rior da tre­liça de ri­gidez. É a mais longa ponte pênsil com sis­tema de barras de olhal no mundo.
O cabo prin­cipal da ponte é cons­ti­tuído de 4 cor­rentes de barras de olhal ter­mi­ca­mente tra­tadas. Este cabo su­porta apenas o vão cen­tral através de pen­du­rais ver­ti­cais.

Pode-se ainda res­saltar as torres ar­ti­cu­ladas nas bases e ainda os blocos de an­co­ragem em con­creto, na forma de "U" para o má­ximo de efi­ci­ência.

Importância na época

Foi ori­gi­nal­mente cons­truída para sus­tentar uma pista de ro­la­mento, uma via férrea, uma pas­sa­rela de pe­des­tres e a adu­tora de abas­te­ci­mento de água de Flo­ri­a­nó­polis.

Sua cons­trução con­so­lidou a si­tu­ação da Ca­pital do Es­tado para a Ci­dade de Flo­ri­a­nó­polis, pos­si­bi­li­tando o fluxo de trans­portes entre o Con­ti­nente e a Ilha de Santa Ca­ta­rina.
Deinfra

Deinfra

Deinfra

Deinfra

Deinfra

Deinfra

Deinfra

Fontes:
Deinfra: http://www.deinfra.sc.gov.br/jsp/informacoes_sociedade/ponte_HercilioLuz.jsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário