segunda-feira, 19 de março de 2012

Ponte Hercílio Luz – Parte III

Pessoal, segue a última parte sobre a história da Ponte Hercílio Luz, agora com fotos mais atuais que encontrei no micro e também no google. 


Para conferir as outras partes da história, clique abaixo.


Parte I - Histórico por Datas; Projeto, Construção e Inauguração;
Parte II - Dimensões; Características; Importância na época;
Parte III - Interdições; Tombamento; e Curiosidades.

Pesca Litoral - 2003




Interdições

Foi in­ter­di­tada to­tal­mente ao trá­fego em 22 de ja­neiro de 1982, quando ainda ab­sorvia 43,8% do total do trá­fego, ou seja, 27.345 veí­culos por dia, al­can­çando em ho­rá­rios de pico, a marca de 2.250 veí­culos por hora.

O DER/SC, na­quele dia, fe­chou a Ponte ao trá­fego de veí­culos e pe­des­tres de­vido às pre­cá­rias con­di­ções em que se en­con­trava, de­cor­rente de de­te­ri­o­ração das barras de olhal, com base no laudo téc­nico nº 16.177 do Ins­ti­tuto de Pes­quisas Tec­no­ló­gicas de São Paulo S/A - IPT, em pe­rícia re­a­li­zada em 03/12/1981.

Em 15 de março de 1988, a Ponte Her­cílio Luz foi re­a­berta so­mente ao trá­fego de pe­des­tres, bi­ci­cletas, mo­to­ci­cletas e veí­culos de tração animal.

Em fe­ve­reiro de 1990, foi apre­sen­tada pela Cerne En­ge­nharia e Pro­jetos e Cons­tru­tora Roca Ltda. o Re­la­tório da Pri­meira Etapa da Aná­lise da Vi­a­bi­li­dade da re­a­ber­tura ao trá­fego da Ponte Her­cílio Luz.

Em 4 de julho de 1991, a Ponte Her­cílio Luz foi no­va­mente in­ter­di­tada a qual­quer tipo de trá­fego e re­ti­rado o piso as­fál­tico do vão cen­tral, re­sul­tado num alívio de peso da ordem de 400 to­ne­ladas, não tendo sido mais aberta ao trá­fego até os dias de hoje.
Fonte: Deinfra.

Tombamento

Em 04 de agosto de 1992, o então Pre­feito Mu­ni­cipal de Flo­ri­a­nó­polis - Antônio Henrique Bulcão Vianna - as­sina o De­creto nº 637/92, tom­bando a Ponte Her­cílio Luz como Pa­trimônio His­tó­rico, Ar­tís­tico e Ar­qui­tetô­nico do Mu­ni­cípio de Flo­ri­a­nó­polis.

Em 13 de maio de 1997, o então Go­ver­nador do Es­tado de Santa Ca­ta­rina: Paulo Afonso Evangelista Vieira, através do De­creto nº 1.830, ho­mo­loga o Tom­ba­mento da Ponte Her­cílio Luz, de pro­pri­e­dade do Es­tado de Santa Ca­ta­rina / DER/SC, lo­ca­li­zada no Mu­ni­cípio de Flo­ri­a­nó­polis.

Em 15 de maio de 1997, foi as­si­nado o De­creto nº 2.070, no qual o Go­verno do Es­tado de Santa Ca­ta­rina de­clara de uti­li­dade pú­blica para fins de aqui­sição por do­ação ou de­sa­pro­pri­ação, ami­gável ou ju­di­cial, os imó­veis com­pre­en­didos na área de en­torno da Ponte Her­cílio Luz.
Fonte: Deinfra.


Curiosidades:


A Ponte  Hercílio Luz é a maior ponte pênsil do Brasil e com maior vão central do mundo entre todos os suspensos por barra olhal.

A primeira manutenção foi realizada em 1960.

Em 1975, a Ponte Colombo Salles foi inaugurada, e a Hercílio Luz passou a ser conhecida como a "ponte velha". Na época, a Hercílio Luz recebia 45 mil veículos por dia.

A Ponte Pedro Ivo Campos, a terceira, foi inaugurada em março de 1991. As três funcionaram simultaneamente por pouco mais de três meses.

Em 1917, Hercílio Luz teria prometido construir uma grande ponte, isto foi enquanto aguardava com sua família e um grupo de passageiros o horário da barca para a Ilha de Santa Catarina - eram 8 naquela época, todas de um único dono.
Fonte: Revista Lider Capital.

Em 30/01/2010, a cabeceira insular da ponte foi aberta ao publico. Neste dia ocorreu o pedágio da solidariedade para ajudar a menina Isabeli a fazer um tratamento com células tronco.

Google 1

Google 2





Vista da Beira Mar Norte

Vista da Beira Mar Continental




Para conferir outras fotos da construção e também da restauração da Ponte, acessem o link do Deinfra.
Espero que tenham gostado.

Abraços.

Fontes:
Deinfra: http://www.deinfra.sc.gov.br/jsp/informacoes_sociedade/ponte_HercilioLuz.jsp

Revista Lider Capital, nº 41: http://issuu.com/mundied/docs/lider_41


2 comentários:

  1. Bela seguencia de postagem. e uma linda foto para finalizar...

    Abraços
    http://campechefatosefotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Henrique, obrigado pela visita.
    Como estão as férias, vai aproveitar o sol e curtir uma praia.
    Abraços.

    ResponderExcluir