quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tainha - Maneiras para preparar

Olá pessoal!

Hoje vou aproveitar a questão do amigo Pedro de Portugal para relatar algumas maneiras de preparar as tão famosas Tainhas. Confira o comentário dele no link no fim desta postagem.
Primeiro quero dizer ao Pedro que aqui no Brasil, especialmente no estado onde moro, Santa Catarina, existe até a temporada da pesca da Tainha, entre o dia 15 de maio e 31 de julho, onde os pescadores artesanais colocam suas canoas (barcos artesanais) no mar com suas grandes redes para cercar os cardumes de Tainhas, na alta temporada chegam a ser milhares de peixes somando várias toneladas em um único cerco.

Então vamos lá, o Pedro já citou em seu comentário algumas maneiras,como fritar em posta com farinha e também a sopa de peixe, acredito eu que seja o nosso conhecido caldo de peixe, lá vai:
Tainha frita em posta

Com farinha - cortar em postas, dois dedos aprox., temperar com sal e limão, se quiser pode colocar pimenta moída que também fica boa, passar na farinha de trigo ou de milho e depois é só fritar;
Sem farinha - cortar em postas, dois dedos aprox., tempera com sal e limão, pimenta moída é opcional, depois é só fritar;

Tainha escalada, grelhada e recheada
Para estas receitas, o peixe é aberto por completo pela frente continuando o corte a partir da barriga ou então é feito um único corte pelas costas do peixe, por onde também será limpo. Será assado na churrasqueira em uma grelha, preferencialmente a de peixe para facilitar na hora de virar e assar ambos os lados (foto abaixo). Outro detalhe, retirar a cabeça é opção de quem prepara, prefiro deixar a cabeça pois tem bastante carne.


Escalada - a partir do corte escolhido, tempere com sal, limão, coloque rodelas de cebola e de tomate, alecrim é opcional, coloque-a inteira na grelha e é só assar. Para mais detalhes da receita e Tainha escalada clique aqui, é uma postagem que fiz há um tempo.
Grelhada - após escalar o peixe e temperar, feche-o e asse inteiro na grelha.

Recheada - esta receita em especial exige que o peixe tenha sido aberto pelas costas, caso contrário terá que ser costurado. Os recheios variam conforme o gosto de cada um, costumo colocar apenas cebola, tomate e pimentão picados, mas é possível incrementar colocando camarão, lula, marisco, entre outros. Coloque o recheio no espaço da barriga do peixe, feche-o e asse inteiro.
Comentários com outras formas de preparar, clique aqui.

Com certeza existem muitas maneiras para preparar a Tainha, assim como temperos variados. Comente sua sugestão.
Obrigado pela visita e até a próxima.

4 comentários:

  1. Eu costumo assar só com limão, sal, pimenta e umas misturas de ervas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,
      Com certeza, ervas também dão um toque especial no peixe assado.
      Obrigado pelo comentário.
      Abraços.

      Excluir
  2. Grande camarada Tiago, com todas essas possibilidades para confeccionar tainha certamente vou provar algumas delas, talvez a recheada que parece-me bastante boa e a escalada e grelhada está com muito bom aspecto.
    Depois de comer digo qual a minha opinião.
    Obrigado pelo post feito em resposta à minha duvida desse peixe que pelo Brasil é muito apreciado.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, foi nada ter feito a postagem. Que bom que gostou e aguardo sua comentário com o resultado de sua Tainha assada.
      Grande abraço.

      Excluir