quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Notícia - Peixe da espécie mero é encontrado morto próximo à Avenida Beira-mar Norte em Florianópolis

Olá pessoal!

É um peixe lindo! Vamos presevar, já está em extinção.

 
 
Um peixe da espécie mero apareceu morto nesta quinta-feira de manhã no mar próximo à Avenida Beira-mar Norte em Florianopólis. O animal marinho, que media 2,5 metros de comprimento e pesava mais de 200 kg, foi encontrado perto da Escuna Sul. Devido ao tamanho, o animal foi retirado do mar pela Companhia de Coleta de Lixo com uma retroescavadeira e será encaminhado para a Polícia Ambiental.

O aparecimento do peixe chamou a atenção de pesquisadores. O animal está em risco de extinção. Uma equipe do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul do Brasil, de Itajaí, foi mobilizada e iria recolher amostras para determinar a causa da morte. Também foram acionados profissionais do Projeto Meros do Brasil, que atua com pesquisa e na conscientização pela preservação da espécie.

Uma das hipóteses para a morte do peixe é a de que um anzol grande tenha perfurado algum órgão. Além disso, a poluição do mar pode ter afetado a saúde do animal. Outra possibilidade é que o mero tenha sido pego por uma rede.

O mero é um peixe que costuma ser encontrado em águas rasas de áreas de coralinas ou rochosas. Vive sozinho e é considerado territorialista. Apesar de ser encontrado na costa do Nordeste do Brasil, tem rota pelo Sul.
Desde setembro de 2007 é proibida a pesca, captura, transporte e comercialização do mero pela portaria 121/2002 do Ibama. Quem for pego infringindo alguma destas regras pode ser multado de R$ 700 a R$ 1 mil ou receber detenção de 1 a 3 anos para pescadores.
 
 
Até a próxima!

3 comentários:

  1. Um mero de 2,5 metros pesa no mínimo o dobro do que estão falando!!!!
    mais ou menos uns 400 kg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!
      Correto! Na real acho que nem pesaram, apenas chutaram um peso para colocar na matéria.
      Até mais!
      Pesca Litoral

      Excluir
  2. Tinha pelo menos um mero desse tamanho que vivia dentro dos escombros dum navio de bandeira paraguaia que naufragou embaixo da ponte Hercílio Luz.

    ResponderExcluir