quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pescadores vão fazer protesto nesta sexta em Florianópolis

Olá pessoal!

"A Federação dos Pescadores de Santa Catarina organiza um protesto para a manhã desta sexta-feira em frente à Superintendência do Ministério da Pesca e da Aquicultura. A manifestação é contra a probição do uso das redes anilhadas para a pesca da tainha.
O uso do artefato está probido pelo ministério. No começo da noite desta quinta-feira, a federação entrou com um mandado de segurança no Ministério Público para solicitar a liberação das redes anilhadas.

Rede é usada historicamente

A rede anilhada é uma adaptação de uma rede comum que ajuda a pegar cardumes inteiros. Ela é usada há décadas no litoral catarinense e gaúcho, mas em 2013 um pescador recebeu uma multa por estar com ela dentro do barco.

O que é a rede anilhada?


É uma rede usada para pegar cardumes inteiros de tainha. Os pescadores identificam o cardume e vão soltando a rede enquanto o barco percorre um trajeto no formato de um círculo, cercando os peixes.
Na parte debaixo da rede há anilhas — argolas de metal — por onde passa uma corda. Assim que o cardume é cercado, essa corda é puxada e as tainhas ficam presas. Os peixes ficam "ensacados" e a rede é puxada novamente para o barco.

É uma técnica similar à usada pela indústria pesqueira. Porém, na pesca de grande porte, são usadas redes mais fechadas, consideradas mais predatórias, pois pegam

Eugênio explica que essa é a única forma de pegar tainhas, já que elas nadam sempre em grupo e na superfície. Hoje os pescadores podem usar apenas a rede de arrasto, que captura quase tudo que está no mar, com exceção dos cardumes, que conseguem fugir.
Veja matéria completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário